quarta-feira, 29 de julho de 2020

ELIZEU VENTANIA: VIDA E OBRA DE PURA POESIA




Elizeu Ventania, diferentemente do que alguns pensam, não era natural de Mossoró. O cantor nasceu em 20 de julho de 1924, no sítio Jacu, município de Martins, e desde muito novo apresentou afeição por música e poesia. Em 1942 iniciou a carreira como cantor, chegando a se apresentar em rádios e emissoras de televisão da época. 

De acordo com alguns pesquisadores, Elizeu pensou inicialmente em adotar o nome artístico de Elizeu Serrania, em homenagem às famosas serras de sua terra natal, Martins. Gravou em sua carreira três LPs, "Canções de Amor", em 1971; "O Nascimento de Jesus", 1972; e "Chorando ao Pé da Cruz", em 1979; este último pela gravadora Continental, vendendo 40 mil cópias.

Apesar de analfabeto, Elizeu nunca deixou de criar e declamar seus poemas, os quais em geral ele decorava. Ao lado de João Liberalino, formou uma das principais duplas de violeiros da região, influenciando diversos outros violeiros e repentistas que viriam posteriormente ao Rio Grande do Norte.

Era uma figura conhecida no centro da cidade, principalmente por sua banca de vendas no Mercado Central, onde comercializava fitas cassetes com gravações de suas canções. Elizeu contabilizava ter vendido cerca de 100 mil fitas, além dos inúmeros amigos, fãs e conhecidos. 

Ao fim de sua vida, vitimado pela catarata e sem condições de pagar um tratamento, perdeu totalmente a visão. Faleceu após uma parada cardiovascular no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), oriundo de um enfisema pulmonar, após dias de internação na UTI.

Cláudio Palheta Jr.
Editor do Universo
Fonte: O Mossoroense

Postado por Dr. Lima - Um Potyguar em Terras Alencarinas
http://blogdodrlima.blogspot.com.br/2014/05/familiares-desistem-de-esperar-por.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE E MOSSOROENSE COM MUITO ORGULHO